segunda-feira, 28 de agosto de 2017

MUNDO

Atingida por inundações 

catastróficas, Houston sofrerá com 

mais chuvas da tempestade Harvey



http://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AAqQNbE.img?h=470&w=728&m=6&q=60&o=f&l=f
O Harvey deve produzir entre 38 e 63 centímetros de chuva até sexta-feira no norte do litoral do Texas e seguir para o sudoeste da Louisiana, alertou o Centro Nacional de Furacões. Foto: reprodução


O furacão Harvey, uma tempestade de categoria 4, atingiu a região de Porto Aransas e Porto O’Connor no Texas, Estados Unidos, em 25 de agosto. A chegada de Harvey marca a primeira ocorrência climática de mesma intensidade desde o furacão Charley em 2004. Com ventos a 209 km/h, o temporal causou danos catastróficos nas cidades costeiras do país norte-americano. Conforme avançou para o interior, Harvey perdeu força e tornou-se uma tempestade tropical, derramando chuva sobre a área de Houston e levando a uma inundação jamais vista na área.
Na imagem, uma foto da NASA que mostra o furacão Harvey sobre o Texas, visto da Estação Espacial Internacional (ISS) em 26 de agosto de 2017.


A cidade norte-americana de Houston enfrentava nesta segunda-feira inundações históricas que vão se agravar nos próximos dias com o avanço da tempestade tropical Harvey, que elevou os rios a níveis recordes e obrigou engenheiros federais a liberarem água de reservatórios na esperança de evitar uma tragédia maior.
O Harvey se tornou o furacão mais poderoso a atingir o Texas em mais de 50 anos quando chegou ao Estado no final de sexta-feira perto de Corpus Christi, cerca de 354 quilômetros ao sul de Houston, e matou ao menos duas pessoas.
Desde então, o sistema permaneceu nos arredores do litoral texano do Golfo do México, onde se prevê que continue durante vários dias, alagando áreas com o equivalente a um ano de chuvas em apenas uma semana.
As chuvas submergiram carros e transformaram estradas em rios, e a previsão é de mais enchentes quando a tempestade retomar o caminho de Houston. O centro do Harvey estava 148 quilômetros ao sudoeste de Houston na manhã desta segunda e previsto para se curvar lentamente rumo à cidade até quarta-feira.
O pior das inundações deve ocorrer no final da quarta e na quinta-feira, segundo meteorologistas.
Escolas, aeroportos e edifícios de escritórios de Houston, lar de cerca de 2,3 milhões de habitantes, receberam ordem para fechar nesta segunda-feira, uma vez que dezenas de ruas se transformaram em rios e bairros da parte mais baixa da cidade foram cobertos por água na altura do peito.
A área metropolitana, que abriga 6,8 milhões de pessoas, também é o polo petroquímico e de refino dos EUA, que foi prejudicado pela tempestade. Diversas refinarias interromperam as operações, provavelmente por semanas.

Jornal Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário